INAUGURAÇÃO DO TEATRO GIL VICENTE

INAUGURAÇÃO DO TEATRO GIL VICENTE

O “Theatro Gil Vicente”, localizado em Cascais e propriedade de Manoel Rodrigues de Lima, foi inaugurado em 15 de Agosto de 1869.
Estreou com o drama “Ermitão da Cabana” e a comédia “Matheus o Braço de Ferro”, interpretada por um grupo que faziam parte da extinta “Sociedade Recreativa Cascaense”, fundada em 1844. O cenário (das peças da estreia) consta de três salas ricas, uma pobre, jardim, praça e mar, deve ser magnífico, pois foi ainda pintado por Rambois e Cinatti.
Logo nesse mesmo ano, depois de os jornalistas lisboetas noticiarem a inauguração de um “teatro de luxo na vila de Cascais”, os cerca de 500 lugares da sala de espectáculos esgotaram várias vezes.
Terá sido também a partir da construção do Teatro Gil Vicente, que se criaram em Cascais numerosos grupos, colectividades, associações e academias, que alteram por completo a vivência social e cultural do velho burgo. O teatro de amadores, ainda hoje recordado com nostalgia por ter marcado de forma perene a História de Cascais, desenvolveu-se sempre em torno deste espaço.

0 comments on “INAUGURAÇÃO DO TEATRO GIL VICENTE

Comments are closed.